Bioenergia

A bioenergia é uma das energias renováveis mais versáteis por possibilitar a produção de electricidade e calor (ou mesmo a sua co-geração) com emissões de CO2 nulas, bem como a síntese de combustíveis líquidos ou gasosos alternativos aos fósseis. Consciente destas virtudes, bem como das características do território nacional, o Estado Português, por intermédio da Resolução do Conselho de Ministros n.º 29/2010, de 15 de Abril, estabeleceu que a “biomassa apresenta uma elevada importância para o País”, traçando orientações para os diversos tipos de bioenergia: queima de biomassa florestal, resíduos de determinados tipos de indústria e culturas energéticas dedicadas (não concorrentes com as alimentares), aproveitamento do biogás gerado pela decomposição de resíduos domésticos, agrícolas ou pecuários e utilização de biocombustíveis, designadamente no sector dos transportes.

Desde a sua constituição, o INEGI tem vindo a trabalhar na área da optimização de processos de combustão de biomassa e em trabalhos de consultoria de utilização de biomassa e vectores bioenergéticos em processos industriais, tendo adquirido uma significativa experiência e alargado as suas competências a praticamente todos os tipos de bioenergia.

O que, associado aos investimentos realizados em equipamento especializado, torna o INEGI capaz de oferecer serviços de reconhecida qualidade de consultoria, transferência de tecnologia e investigação/desenvolvimento na área da bioenergia. Neste contexto o INEGI oferece serviço de consultoria ao nível do apoio ao projecto e instalação de tecnologias de aproveitamento energético da biomassa para geração de energia térmica para processos industriais. Nesse âmbito apoia a seleção de combustíveis e tecnologias de conversão da biomassa (calor/eletricidade/cogeração) bem como desenvolvimento estudos de viabilidade de valorização de resíduos sólidos/fluentes líquidos.

Para além do referido, o portfólio de oferta é constituído por:

APOIO AO PROJECTO E INSTALACAO DE TECNOLOGIAS DE APROVEITAMENTO ENERGETICO DA BIOMASSA
· Mapeamento do recurso;
· Apoio ao projecto de centrais para produção de energia a partir de biomassa;
· Diagnósticos energéticos a industria e consultoria para selecção de combustíveis e tecnologias de conversão da biomassa (calor/electricidade/co-geração);
· Estudos de viabilidade de valorização de resíduos sólidos/efluentes líquidos.

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE SUPORTE E APLICACOES DE BIOMASSA COM POTENCIAL ENERGETICO
· Apoio ao desenvolvimento de tecnologia:
· Aplicação industrial de tecnologias de combustão e gasificação de biomassa;
· Consultoria a projectos de biomassa no que respeita as seguintes aplicações:

DESENVOLVIMENTO E OPTIMIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE SUPORTE E DA LOGÍSTICA ASSOCIADA AO USO DE VECTORES BIOENERGÉTICOS
· Biogás;
· Biodiesel.

Oferta de ID&I
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade | Ver mapa do Site