Notícias


[01-10-2013] Aprovação de 24 novas Normas Portuguesas no domínio do "Desenho técnico", em 2012/2013
A aprovação, em 2010, de um projeto apresentado pelo ONS-INEGI, no âmbito do Programa COMPETE, SIAC, no quadro do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, permitiu relançar o trabalho normativo no domínio do "Desenho técnico", nomeadamente, através do financiamento à elaboração de 24 novos projetos de versões portuguesas de Normas Europeias (NP EN) e de Normas Internacionais (NP ISO), que foram analisados e aprovados em 2 reuniões plenárias da CT 1 – “Desenho técnico”, realizadas em 2012 e 2013, e que atualmente estão já em processo de homologação e de edição, por parte do IPQ.

[03-09-2013] Aprovação de 140 novas Normas Portuguesas no domínio dos "Elementos de ligação mecânicos", em 2013
A aprovação, em 2010, de um projeto apresentado pelo ONS-INEGI, no âmbito do Programa COMPETE, SIAC, no quadro do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, permitiu relançar o trabalho normativo no domínio dos "Elementos de ligação mecânicos", nomeadamente, através do financiamento à elaboração de 140 novos projetos de versões portuguesas de Normas Europeias (NP EN) e de Normas Internacionais (NP ISO), que foram analisados e aprovados em 3 reuniões plenárias da CT 9 – “Elementos de ligação mecânicos”, realizadas em 2013, e que atualmente estão já em processo de homologação e de edição, por parte do IPQ.

[25-01-2010] Aprovação de projeto de "Apoio à Atividade de Normalização do ONS-INEGI"
Em 2010-01-18, o ONS-INEGI viu aprovado um projeto de "Apoio à Atividade de Normalização do ONS-INEGI", apresentado no âmbito do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas, no quadro do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, que vai permitir relançar o trabalho normativo nos domínios do "Desenho técnico" e dos "Elementos de ligação mecânicos", nomeadamente, através do financiamento à elaboração de novos projetos de versões portuguesas de Normas Europeias (NP EN) e de Normas Internacionais (NP ISO), nestes domínios, que serão posteriormente apresentados às CT 1 e CT 9 para análise e aprovação.

[11-05-2009] Participação do ONS-INEGI na “Jornada APONS – da Sustentabilidade da Normalização em Portugal”
O ONS-INEGI, representado pelo Eng. J. A. Almacinha, participou na “Jornada APONS – da Sustentabilidade da Normalização em Portugal”, realizada em Lisboa, no LNEC, em 7 de maio de 2009. A totalidade dos ONSs participantes manifestou o seu desconforto face à falta de uma política clara sobre a Atividade Normativa, por parte do Governo, considerando que o próprio IPQ também não tem tomado todas as medidas pró-ativas necessárias para tentar modificar a atual situação registada. Por sua vez, o IPQ informou que será difícil voltar a haver programas de financiamento da Atividade Normativa do tipo dos que existiram ao nível do PEDIP, POE e PRIME.

[20-02-2008] Notícia sobre o futuro das atividades do ONS-INEGI
O Boletim Informativo INEGInotícias nº 25 (out/dezembro de 2007) publicou uma notícia intitulada “Futuro das atividades do ONS-INEGI enquanto ONS poderá estar em causa por falta de financiamentos”. Esta notícia foi também publicada no site do INEGI, em 2008-01-21 e no nº 52 da Newsletter da UP, em 2008-02-01.

[06-04-2005] Entrevista dada pelo Eng. José Sampaio ao INEGInotícias
O Eng. José Sampaio, Responsável-adjunto do ONS-INEGI, deu uma entrevista ao Boletim Informativo INEGInotícias nº 14 (fevereiro de 2005), onde teve a oportunidade de destacar o papel do INEGI enquanto Organismo de Normalização Setorial nos domínios do Desenho técnico e dos Elementos de ligação mecânicos e de referir as vantagens que a normalização traz às empresas.

[06-04-2005] Artigo de opinião do Eng. José António Almacinha
O Boletim Informativo INEGInotícias nº 14 (fevereiro de 2005) publicou um artigo de opinião do Eng. José António Almacinha, Secretário das Comissões Técnicas Portuguesas de Normalização CT1 – Desenho técnico e CT9 – Elementos de ligação mecânicos, intitulado: “A Importância da Normalização no Processo de Internacionalização da Indústria Nacional”.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade | Ver mapa do Site