Acreditação: Reforço de confiança para empresas e clientes

17-01-2020
A realização de testes e ensaios laboratoriais é uma etapa crucial no desenvolvimento ou operação de equipamentos, produtos e processos, pois permite avaliar o desempenho conseguido face aos requisitos estabelecidos. Os requisitos serão tão diversos consoante a área e fase de projeto, porém, o objetivo final será sempre a satisfação do cliente final.

E, assim como o mercado exige das empresas altos padrões de qualidade, também ao recorrer a serviços laboratoriais externos, as empresas devem exigir confiança e fiabilidade.

ACREDITAÇÃO GARANTE RESULTADOS FIÁVEIS

De modo a assegurar a total confiança nos serviços prestados, a fiabilidade dos vários testes e ensaios realizados nos nossos laboratórios é assegurada não só pelo INEGI, mas também pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), organismo que audita os Laboratórios de Fumo e Fogo, Qualidade do Ar Interior, Caracterização Ambiental, e Aerodinâmica e Calibração.

Esta acreditação - isto é, o reconhecimento da conformidade do sistema de gestão da qualidade do INEGI com os requisitos da norma NP EN ISO 17025:2018 - oferece aos nossos clientes segurança e confiança. É um reconhecimento externo de competência do laboratório, verificado através de um processo de avaliação transparente e reproduzível.

Além de reforçar a validade dos resultados, a acreditação comprova ainda a independência e imparcialidade do laboratório, robustecendo a sua credibilidade.

Esta acreditação é ainda reconhecida além-fronteiras, uma vez que o IPAC é membro das organizações internacionais e signatário de vários acordos de reconhecimento mútuo, garantindo assim a equivalência das acreditações concedidas. Também a forma como apresentamos resultados segue a linha do referencial internacionalmente aceite, pela aderência ao Sistema Internacional de Unidades garantida pelo Sistema de Gestão da Qualidade.

Uma vez concedida, a renovação da acreditação implica ter infraestrutura, meios tecnológicos, e uma equipa de técnicos altamente qualificada – requisitos cumpridos integralmente pelo INEGI. Ademais, os nossos laboratórios têm sistemas de qualidade e processos de melhoria contínua, olhando aos níveis de exigência da legislação e dos nossos clientes, e aos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos.

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS LABORATORIAIS ACREDITADOS

Por todas estas razões, as empresas têm nos laboratórios do INEGI um parceiro qualificado e de confiança, com uma oferta diversificada de serviços dirigidos a distintos setores do tecido empresarial - em matéria de aerodinâmica e calibração, caracterização ambiental, qualidade do ar interior, e fumo e fogo.

O nosso Laboratório de Fumo e Fogo, por exemplo, é acreditado desde 2001, tendo correspondido aos níveis de qualidade exigidos pelo IPAC durante 19 anos consecutivos. Já os Laboratórios de Caracterização Ambiental, Aerodinâmica e Calibração, e Qualidade do Ar Interior mantém a acreditação desde 2002, 2014, e 2017, respetivamente.

Conheça todos os nossos serviços laboratoriais e fale connosco para esclarecer todas as suas questões.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade