INEGI integra Pacto Português para os Plásticos

05-02-2020
O INEGI é uma das 55 instituições nacionais que assinou ontem, dia 4 de fevereiro, o Pacto Português para os Plásticos, uma iniciativa que pretende alavancar a economia circular dos plásticos e evitar que estes se tornem resíduos.

Através da assinatura do documento, o INEGI e as restantes instituições envolvidas subscrevem um conjunto de metas e objetivos a cumprir até 2025.

Além de identificar os plásticos de uso único e definir medidas para a sua eliminação, os signatários comprometem-se a garantir que pelo menos 70% das embalagens utilizadas são efetivamente recicladas, e que as novas embalagens produzidas são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, e integram plástico reciclado.

Entre os objetivos está ainda a promoção de atividades de sensibilização e educação aos consumidores atuais e futuros para a utilização circular dos plásticos.

Esta ação alinha-se com as prioridades INEGI, que no decorrer da sua atividade tem vindo a promover a ecoeficiência no tecido industrial, seja através da inovação de base científica e tecnológica ou prestação de serviços visando a racionalização de consumos energéticos, diminuição de desperdícios, e recuperação de resíduos.

O Pacto Português para os Plásticos é coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital, e do Ministério do Mar, e integra a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

É uma iniciativa colaborativa, que vai além do que é exigido por lei, pretendendo liderar por exemplo e servir de inspiração no movimento de transição para uma economia circular.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade