Indústria da cerâmica é protagonista de workshop a decorrer em Aveiro sobre ecoeficiência em processos térmicos industriais - Inscrições Abertas

06-11-2019
No dia 15 de novembro, Aveiro vai receber um Workshop Setorial dedicado ao tema da ecoeficiência em processos térmicos industriais e direcionado a empresas do setor cerâmico, especialmente para os engenheiros e responsáveis de energia, ambiente, qualidade e manutenção. A participação é livre, mediante inscrição AQUI.

Organizado pelo INEGI e pelo ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade, a iniciativa realiza-se durante as Jornadas Técnicas da Cerâmica, e no âmbito do projeto EcoTermIP, que visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico para melhorar as condições energéticas da indústria.

O workshop realiza-se no Meliá Ria Hotel & Spa, em Aveiro, a partir das 10h00. Aqui serão apresentados os resultados do projeto EcoTermIP, nomeadamente o diagnóstico energético do setor da indústria cerâmica nacional, bem como como medidas de melhoria da ecoeficiência dos processos térmicos.

Ana Magalhães, responsável pelo projeto EcoTermIP no INEGI, explica que as iniciativas que o INEGI tem vindo a copromover neste âmbito visam minimizar "um conjunto de fatores críticos e falhas de mercado identificadas na indústria, nomeadamente a falta de conhecimento e informação adequada relativa aos benefícios que advirão da integração de tecnologias e métodos que utilizem fontes de energia renovável para o fornecimento de energia térmica e a recuperação de calor residual".

10:00 Receção

10:15 Apresentação do consórcio

10:30 Apresentação do projeto EcoTermIP

10:45 Resultados do projeto para o Setor da Cerâmica

11:15 Pausa

11:30 Oportunidades de financiamento

12:00 Debate

12:30 Conclusões

O projeto EcoTermIP – Promoção da Utilização Racional de Energia Térmica e Integração de Tecnologias com base em Energias Renováveis na Indústria Portuguesa é liderado pelo INEGI e desenvolvido em colaboração com o ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade. É financiado ao abrigo dos programas Compete 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.