INDÚSTRIA 4.0: INEGI PARTICIPA EM PROJETO PARA CRIAR MOBILIÁRIO INTERATIVO

30-01-2019
O Grupo Jetclass escolheu o INEGI como parceiro para criar uma nova geração de mobiliário interativo de luxo com tecnologia da indústria 4.0. A empresa, especializada no fabrico e comercialização de mobiliário premium, prevê que esta aposta contribua para aumentar a sua competitividade.

Em comunicado, o Grupo Jetclass revela que a marca pretende criar uma gama de “mobiliário tecnológico, usando a domótica e a robótica”, que seja “adaptada às tendências vanguardistas da casa do futuro”. Do INEGI esperam obter o “know-how necessário para a ampliação da sua gama de mobiliário interativo”, bem como “a realização do projeto mecânico, simulação estrutural e otimização topológica e os sistemas eletrónicos de acionamento e de comunicação”, explica Ricardo Cardoso, responsável pelo projeto no INEGI.

A empresa pretende preparar e migrar os seus produtos para a nova era da interatividade digital da Internet das Coisas (IoT), da integração de mecanismos automáticos e da crescente necessidade de produtos, que vão de encontro aos padrões de Assistência à Autonomia no Domicílio (AAL).

As soluções em desenvolvimento vão, ao mesmo tempo, monitorizar por via digital a condição funcional dos componentes mecatrónicos do móvel, utilizando sistemas ciber-físicos de manutenção preditiva, permitindo assim reduzir custos de manutenção, bem como melhorar a assistência técnica e o planeamento de produção de peças de substituição.

De acordo com o Grupo Jetclass, as primeiras coleções deverão ser lançadas em 2022.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade