TULLIO TOLIO - PROFESSOR CATEDRÁTICO NO POLITÉCNICO DE MILÃO: INOVAÇÃO CONSTANTE É A APOSTA DA FÁBRICA DO FUTURO

24-01-2019
A inovação constante é garantia do contínuo aumento de produtividade, fator fortemente ligado ao crescimento económico de um país. É o que defende Tullio Tolio, professor catedrático de “Sistemas de Fabrico e Produção” no Politécnico de Milão, que rejeita a ideia de que a integração da inteligência artificial e automação resulte na diminuição de postos de trabalho para o ser humano, e acredita que os novos produtos que resultam desta produtividade vêm solucionar problemas da sociedade.

Durante a sua intervenção na edição de 2018 da IN Conference INEGI, o especialista argumentou que a Fábrica do Futuro passa pelo investimento na inovação como fator essencial para o aumento da produtividade. E como fazê-lo? Ter objetivos claros definidos, a maior cooperação entre a investigação e a indústria, bem como tornar os processos de I&D mais ágeis para responder às necessidades reais e atuais da sociedade, são apostas de sucesso na perspetiva de Tolio.

O orador descreveu a realidade em Itália como exemplo desta estratégia, destacando o papel do Cluster italiano “Intelligent Factories”, do qual é fundador e foi presidente, que tem como objetivo criar e implementar uma estratégia nacional baseada na investigação e inovação para reforçar a competitividade dos processos de fabrico italianos.

Como exemplo deste esforço apresentou o projeto “Lighthouse Plants”, que impulsiona e co-financia a criação de novas unidades de produção ligadas à inovação no âmbito da indústria 4.0, através da paralela e contínua investigação e desenvolvimento de novos e melhores processos de fabrico.


INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade