PECOL aliou-se ao INEGI para inovar com sistema de fixação de alta performance

23-01-2019
Trata-se de um novo sistema de fixação polimérico de alta performance e realizado com princípios eco sustentáveis. A colaboração com o INEGI permitiu que, muito em breve, este sistema faça parte da gama de produtos de fixação do catálogo da PECOL para mercados profissionais.

Este sistema de fixação é resultado de um projeto promovido pela empresa portuguesa PECOL, juntamente com o INEGI. O projeto intitulado P-ECOFix permitiu gerar melhorias significativas a este tipo de produto, destacando-se a polivalência funcional em condições adversas e a inovadora forma de fixação em substratos ocos, que permitirá atingir forças de arranque superiores aos produtos concorrenciais.

O produto encontra-se na fase final de validação experimental e destaca-se por ser o primeiro produto do género com adição de micropartículas de carbono na sua composição. “Esta será a primeira interação da PECOL no fabrico de produtos deste género. Estamos confiantes que a diferenciação e uma boa relação qualidade preço serão fatores críticos no sucesso deste projeto”, explica António Novais, Diretor Geral da PECOL Sistemas de Fixação.

O INEGI assumiu um papel de relevância no projeto, sendo responsável pela análise e seleção de materiais para fabrico, pela melhoria de performance e otimização topológica, pela produção de protótipos e definição de processos de fabrico, e pela realização de ensaios mecânicos em laboratório e em ambiente real. Além deste trabalho, prestou ainda apoio à PECOL na revisão de patentes, estado da arte e legislação aplicável.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade