Autocarros Elétricos produzidos pela CaetanoBus com a colaboração do INEGI chegam a Braga e Aveiro

18-01-2019
Já são quatro as cidades portuguesas onde circulam os autocarros e.City Gold, cujo desenvolvimento contou com a colaboração do INEGI. Estes autocarros, 100% elétricos e pioneiros em Portugal, chegam agora a Braga e Aveiro, depois das cidades do Porto e de Guimarães.

A adição às frotas dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) e da AveiroBus, num total de nove autocarros, irá, de acordo com a CaetanoBus, reduzir as emissões de dióxido de carbono nestes concelhos, bem como proporcionar viagens mais confortáveis e silenciosas aos seus utilizadores. De acordo com a empresa, estes veículos permitem ainda uma poupança nos custos de energia e manutenção.

Os autocarros e.City Gold são fruto de um projeto que juntou a CaetanoBus, o INEGI, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Efacec, para o desenvolvimento integral de um autocarro urbano com motorização 100% elétrica, a par de um sistema de carregamento de baterias universal para veículos pesados assente na tecnologia CCS (Carbon Capture and Storage).

O contributo do INEGI assentou no suporte ao desenvolvimento e validação estrutural do chassis e da carroçaria do novo autocarro, tendo envolvido trabalho de projeto, análise e simulação estrutural, considerando a análise estática a simulação dinâmica do veículo, a otimização topológica e a análise de modularidade e de fadiga.

Com um investimento que rondou os 3 milhões de euros em seis autocarros, os TUB deram assim o primeiro passo num plano que prevê a aquisição de mais 30 autocarros até 2020. Já a AveiroBus, marca da Trasndev, entra na era da mobilidade elétrica ao adquirir três destes veículos urbanos, o que equivale a um investimento de cerca de 1,441 milhões de euros.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade