INEGI esteve no Brasil para fomentar cooperação na área das energias renováveis

06-12-2019
Uma comitiva do INEGI viajou até ao Estado do Ceará, no Brasil, no sentido de estabelecer contactos com instituições e empresas da região, para fomentar a cooperação na área das energias renováveis, particularmente no que respeita aos estudos de previsão.

A comitiva teve a oportunidade de conhecer a UECE - Universidade Estadual do Ceará e o trabalho e competências desenvolvidas nesta instituição. O encontro visou a discussão de possíveis oportunidades de parcerias futuras, a par do acordo já existente entre a UECE e a Universidade do Porto, desde 2016. Em representação do INEGI esteve Alcibíades Guedes, Presidente do Conselho de Administração do INEGI, e João Sousa, responsável pela área de Estudos de Previsão para a área da Energia, que foram recebidos pelo reitor da UECE, Jackson Sampaio.

A comitiva foi também recebida pelo Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, pelo Presidente da ADECE - Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará, Eduardo Neves, entre outros representantes de instituições locais, para discutir o futuro das energias renováveis no contexto brasileiro.
Houve também oportunidade para uma visita às instalações da AERIS, com o cofundador e diretor Vítor Santos desta empresa de referência no setor brasileiro de fabricação de pás eólicas, que se tem vindo a afirmar com processos de produção pioneiros.

A viagem ficou ainda marcada pela inauguração do novo escritório da Prewind, LTDA, uma sociedade brasileira especializada em serviços de previsão para o setor da energia. Esta spin-off é detida na sua maioria pelo INEGI.

Foto @ ADECE