INEGI aponta o caminho para a modernização das empresas rumo à Indústria 4.0

14-11-2019
LuisPina
O investigador do INEGI, Luís Pina, vai moderar um momento de debate na 3ª edição das Jornadas Técnicas da Cerâmica, sobre a “Modernização da Indústria rumo à Digitalização e à Indústria 4.0”. O evento decorre a 14 e 15 de novembro, em Aveiro.

O certame é organizado pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), pela Sociedade Portuguesa de Cerâmica e Vidro (SPCV) e pela Associação Portuguesa Indústria Cerâmica (APICER). Pretende aumentar a cooperação entre as empresas do setor, os fornecedores de tecnologia e os Centros de Interface Tecnológico, e trazer a debate temáticas determinantes para alavancar o setor Cerâmico nacional.

Neste contexto, o INEGI foi convidado para liderar um dos painéis de discussão que reúne diferentes fornecedores de equipamentos para o setor. SACMI, FFonseca, ISICOM e PARALAB debatem, a partir das 14h20 desta sexta-feira, processos de adaptação ao paradigma da Industria 4.0, partilhando experiências e expectativas.

Para dar início ao debate, Luís Pina apresentará o conceito de Indústria 4.0 e as soluções que o INEGI disponibiliza às empresas para a sua a modernização, com vista à implementação deste conceito. “O INEGI assume-se como o parceiro fundamental durante o caminho a percorrer: na análise da maturidade tecnológica das empresas, na criação do roadmap para a implementação de novas tecnologias orientadas à Indústria 4.0, e prestando apoio nessa implementação”, realça o investigador.

Neste sentido, o INEGI tem vindo a desenvolver competências em integração de sistemas, processos flexíveis e autorreguláveis, sistemas ciber-físicos, modelos virtuais e de simulação, automação de processos, integração e desenvolvimento de novos materiais e fabrico aditivo, que coloca ao serviço da indústria.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade