Fórum de Inovação e Defesa conta com a participação do INEGI

27-06-2018
A convite do Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL), o INEGI participou no Fórum de Inovação e Defesa, apresentando um projeto que está a desenvolver de interesse para a temática em destaque e intervindo no painel “Os desafios e oportunidades da ID&I de defesa no contexto da European Defence Agency (EDA)”.

“O projeto ALIR_mcs – Advanced Lightweight Impact Resistant: materials, components and structures visa conceber uma solução compósita de baixo peso com capacidade de resistir a solicitações de impacto de baixa, média e alta energia e conta como parceiros a XAEROSYSTEMS, S.A., O CICECO da Universidade de Aveiro, a Critical Materials S.A. e o CINAMIL, como representante do Estado Maior do Exército Português”, esclarece Ana Silva, a investigadora do INEGI na área dos materiais e estruturas compósitas que apresentou o projeto no fórum. O ALIR_mcs conta com o cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do I&DT Empresarial (Copromoção).

A intervenção como orador no painel “Os desafios e oportunidades da ID&I de defesa no contexto da EDA” coube a Pedro Mimoso, gestor de projeto do INEGI na área dos materiais e estruturas compósitas, em representação do diretor desta área no INEGI, Nuno Correia, chamado a intervir enquanto representante da indústria no CapTech de materiais e estruturas.

Organizado pelo CINAMIL, a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), a idD – Plataforma das Indústrias de Defesa Nacionais e o EME, este primeiro Fórum Inovação e Defesa teve como objetivo proporcionar um espaço aberto de debate sobre ID&I em Defesa, capaz de promover o conhecimento mútuo, a cooperação entre as entidades e a promoção da criação de valor Nacional.