Prémio internacional de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica atribuído a investigadora INEGI

08-06-2018
Um dos prémios de maior prestígio internacional na área da Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial – ‘Amelia Earhart Fellowship’ 2018-2019 – foi conquistado pela investigadora do INEGI e estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) Carolina Furtado, a única portuguesa reconhecida.

O prémio Amelia Earhart é exclusivamente atribuído a mulheres com um percurso académico excecional, que desenvolvam trabalho na área da Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica. Anualmente, 30 estudantes de doutoramento de qualquer nacionalidade recebem esta distinção, que para Carolina Furtado representa “um reconhecimento do meu percurso académico e um elogio às Escolas por onde passei, aos meus Professores e a todos os colegas com quem tive o privilégio de trabalhar”. Além disso, é “a afirmação de que o meu projeto de doutoramento é relevante e de grande interesse para a indústria. Isso dá-me uma enorme satisfação”, acrescenta.

O trabalho que está a desenvolver o âmbito da tese de Doutoramento foi determinante para que Catarina Furtado fosse distinguida com este prémio. Inserida num projeto de investigação do MIT-Portugal, intitulado Introdução de Tecnologias Baseadas em Materiais Avançados nas Indústrias da Mobilidade (IAMAT), a sua tese é orientada para o desenvolvimento de novos materiais compósitos, com a utilização de laminados ultra-finos e nano-tubos de carbono, que se têm revelado de grande interesse para a indústria aeronáutica.

Para mais informações sobre o prémio ‘Amelia Earhart Fellowship’, clicar aqui.