Investigação ao serviço da competitividade industrial em debate no INEGI

24-11-2017

Na conjuntura atual, o desenvolvimento de investigação aplicada às necessidades do tecido industrial tem vindo a destacar-se como um fator de competitividade estratégico, sendo cada vez mais comum a realização de doutoramentos dedicados a cumprir esta missão.

Foi neste contexto que o INEGI promoveu a sessão “Competitividade no tecido industrial – a relevância de desenvolver doutoramentos em ambiente empresarial”, no dia 25 de novembro.

“Associar as empresas à formação universitária de pós-graduação representa uma importante mais-valia para a comunidade científica. Os formandos são confrontados com problemas reais e contribuem para uma efetiva transferência de conhecimento da Universidade para a Indústria”, salienta Mário Vaz, Diretor Científico da área de Óptica e Mecânica Experimental do INEGI e Diretor do Programa Doutoral em Integridade Estrutural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em que o INEGI é a instituição de acolhimento de cinco projetos com a indústria.

A sessão contou com a partilha de experiência do INEGI e das empresas que receberam estudantes de doutoramento, bem como com o comentário de Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).

Pedro Paiva, estudante de doutoramento alocado à FREZITE, salienta que este modelo de investigação permitiu criar o seu posto de trabalho, “com o objetivo de aplicar as soluções encontradas”, mas acredita que “as empresas não contratam mais doutorados ou doutorandos porque ainda não perceberam a sua mais-valia”. Já Ana Peneda,
Diretora Corporativa de RH da TSF - Metalúrgica de Precisão, defende que “a derradeira aprendizagem está na proximidade com a realidade, no dia-a-dia das empresas. Daí resultará para nós a inovação e a investigação ao serviço de um problema prático que nos trará seguramente mais sucesso”.

14h45 Recepção dos participantes

15h00 Apresentação
Mário Vaz, Diretor Científico da área de Óptica e Mecânica Experimental do INEGI e Diretor do Programa Doutoral em Integridade Estrutural em ambiente empresarial da FEUP

15h15 A importância de Institutos e Universidades no reforço da competitividade das empresas, como motor da resiliência das sociedades
Carlos Magno, Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)

15h45 Empresas de Acolhimento do Struct
CAETANOBUS, S.A.
FREZITE - Ferramentas de corte S.A.
QUANTAL S.A.
TEGOPI - Indústria metalomecânica, S.A.
TSF - Metalúrgica de Precisão Lda

16h15 Apresentação dos temas de Investigação
1 CaetanoBus S.A.: “Development of an innovative solution for frontal crash absorption”
2 FREZITE - Ferramentas de corte S.A.: “Innovative methodology for high-speed cutting tools”