Tecnogravura e INEGI pretendem criar cilindros de impressão económicos, ecológicos e de baixo peso

25-08-2017
LightCyl é o nome do projeto I&D que está a ser realizado pela Tecnogravura – Gravuras Metálicas S.A. em parceria com o INEGI, com o objetivo de desenvolver cilindros de peso reduzido e mais verdes para a impressão por rotogravura.

Para tal, o projeto contempla a substituição do material de base dos cilindros por materiais mais leves e a transformação do processo de revestimento a jusante, de modo a acomodar as alterações do material da carcaça. “Os revestimentos já produzidos com recurso a estas técnicas revelam densidades elevadas, assim como uma boa adesão a diferentes materiais de substratos, permitindo preparar cilindros rapidamente e com grande flexibilidade”, salienta Fernando Serôdio, diretor geral da Tecnogravura e responsável pelo projeto.

A tecnologia em desenvolvimento no LightCyl tem permitido alcançar ganhos de produção, no que respeita ao tempo e à flexibilidade do processo produtivo. Estes avanços têm por base a troca do material dos cilindros por ligas mais leves, reduzindo mais de 50% do seu peso, não comprometendo o desempenho mecânico dos mesmos.

Tipicamente, os cilindros para a impressão por rotogravura são produzidos em aço, o que, devido ao seu peso (60 a 80 quilos) tornam o seu manuseamento e transporte onerosos e difíceis. Além disso, o processo atualmente utilizado na Tecnogravura para revestimento dos cilindros é baseado na tecnologia de eletrodeposição que, além de envolver um processo demorado, desencadeia problemas ecológicos de tratamento de afluentes, que são de difícil resolução.

A Tecnogravura foi fundada em 1960 e tem como atividade a pré-impressão e gravação de cilindros para impressão por rotogravura. O conhecimento adquirido ao longo dos anos e os sucessivos investimentos em infraestruturas e sistemas avançados de produção permitem à empresa prestar atualmente um serviço completo, que incluí várias etapas da cadeia de valor, nomeadamente a pré-impressão, a construção de cilindros, a produção, a gravação e o controlo de qualidade da gravação dos mesmos.

O que é a rotogravura?

A tecnologia de rotogravura define-se pela sua elevada capacidade de impressão com alta resolução. São utilizados cilindros micro-perfurados que passam a tinta diretamente para o papel por pressão. Cada cilindro permite imprimir uma cor e consequentemente para a impressão de rótulos multicoloridos é necessário a utilização de conjuntos de vários cilindros. A sincronização, a precisão e os esforços desenvolvidos durante o processo de rotogravura elevam a fasquia técnica, onde o conhecimento aprofundado sobre os materiais e processos envolvidos na produção dos cilindros é fundamental.