LINHA DE ENROLAMENTO DE CABO PARA AMARRAÇÃO DE PLATAFORMAS DE PETRÓLEO DESENVOLVIDA NO INEGI

16-01-2017
Uma linha de enrolamento de cabo de fibra sintética capaz de enrolar cabo em bobinas até 250 toneladas de carga e de tensionar até 30 toneladas de força. Foi este o desafio lançado pela empresa Lankhorst Euronete Portugal e cumprido pelo INEGI. O resultado, de enorme valor para a indústria petrolífera offshore por permitir a amarração de plataformas de petróleo a grande profundidade, está à vista na unidade fabril da empresa em Viana do Castelo.

O equipamento central do projeto implicou a conceção e construção de um bobinador capaz de realizar a operação de enrolamento dos cabos nas bobinas (de dimensão invulgar: mais de 8 metros de comprimento e 8 metros de diâmetro) e de as transportar de um modo autónomo para o exterior da fábrica. Como complemento, procedeu-se também à conceção e construção de dois cabrestantes, responsáveis pelo tensionamento do cabo em linha de produção.

“A linha de produção destes cabos é totalmente automática e um bom exemplo da aplicação do conceito INDÚSTRIA 4.0 a uma atividade produtiva de grande impacto económico; embora associada a uma indústria, por vezes, erradamente, considerada ‘tradicional’”, salienta Francisco Freitas, responsável pelo projeto no INEGI.

O PRODUTO

O principal produto desta linha de produção é cabo de poliéster, com um diâmetro até cerca de 300 milímetros, para tornar a amarração de plataformas offshore mais segura e estável.

O trabalho desenvolvido pelo INEGI permitiu à Lankhorst Euronete Portugal assegurar um projeto de grande relevância com um dos maiores players da indústria petrolífera mundial - a Shell Offshore Inc -, que consiste na produção de um total de mais de 63 quilómetros de cabo, repartido em cabos enrolados em 36 bobinas, para amarração de uma plataforma petrolífera.

A Shell Offshore Inc, cliente da Lankhorst Euronete Portugal, pretende instalar estes cabos na amarração de uma plataforma semi-submersível a sudeste de Nova Orleães, no Golfo do México.