Laboratório da Qualidade do Ar Interior

Laboratório da Qualidade de Ar Interior
O Laboratório da Qualidade do Ar Interior é um projecto pioneiro em Portugal surgido em 1996 da cooperação entre dois Centros de Investigação da Universidade do Porto, um da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da área da Engenharia Mecânica liderado pelo Professor Eduardo de Oliveira Fernandes e outro da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, da área da Química, liderado pela Professora Maria Teresa Vasconcelos.

O LQAI tem como principais objectivos:

  • -Contribuir para um ambiente interior mais saudável através da investigação, da formação e da informação, pela promoção das boas práticas e educação ambiental.
  • -Contribuir para a caracterização dos materiais de construção e do seu impacto na qualidade do ar interior enquanto emissores de compostos orgânicos voláteis e declaração da sua qualidade «ecológica».
  • -Contribuir para o conhecimento das propriedades físicas dos materiais de construção, de modo a tentar prever o seu comportamento em ambiente real e as interacções a que estão sujeitos, nomeadamente em relação às substâncias gasosas no ar.
  • -Apoiar o desenvolvimento industrial de materiais de revestimento «limpos» para o sector da construção de edifícios para assegurar um ambiente interior mais saudável e as melhores condições de mercado nacionais e internacionais para aqueles materiais e produtos.
  • -Assegurar o intercâmbio científico e técnico com os mais destacados laboratórios de diversos países Europeus, com participação regular em testes de intercalibração («round robin tests») e as condições para a criação de um «labelling system» à escala europeia.
  • -Apoiar a caracterização da qualidade do ar interior em edifícios, usando técnicas mais detalhadas através de peritagens e abordagem específica de problemas críticos.
INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade | Ver mapa do Site