Laboratório de Aerodinâmica e Calibração

A velocidade do ar é um parâmetro importante em diversas áreas como a energia eólica, a medições de efluentes gasosos, a ventilação e qualidade do ar interior, segurança de equipamentos e cargas durante a movimentação em locais expostos e a monitorização de locais e estruturas expostas ao vento.

Em energia eólica a correta caracterização do regime de ventos é fundamental para a realização de um projeto de parque eólico e muito alicerçada em medições com recursos a anemómetros.

O exigente mercado da energia eólica estabeleceu na norma IEC 61400-12-1 procedimentos normalizados para a calibração de anemómetros de copos que requerem laboratórios dedicados e capacitados, operando em acordo com a norma NP EN ISO 17025.

No sentido de dar resposta a esta necessidade, o INEGI criou em 2012 um novo laboratório – Laboratório de Aerodinâmica e Calibração - dotado dos meios tecnológicos e humanos que permitem a calibração de anemómetros em acordo com os referidos referenciais.

Estabelecido com base nos requisitos de calibração de anemómetros usados na área de energia eólica, o laboratório está presentemente acreditado pelo IPAC para a calibração de anemómetros de copos e tubos de Pitot e pode ensaiar outros equipamentos.

O LAC veio também dotar o grupo de energia eólica com meios próprios adequados à investigação da resposta de sensores de medição das características do vento, ensaios em condições controladas e que complementam os trabalhos de investigação realizados em condições reais.

Para além da calibração de equipamentos o LAC pretende também responder a solicitações de empresas para a realização de ensaios experimentais de aerodinâmica industrial.
INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade | Ver mapa do Site