Qualificação de Equipamentos para o Espaço

O INEGI detém competências científicas e tecnológicas para efectuar ensaios cíclicos em alto vácuo a temperatura extremas controladas, testes de choque e testes de vibração harmónica / aleatória, com vista à qualificação de equipamentos e mecanismos da indústria aerospacial de acordo com o standard ECSS-E-10-03A e outros standards ECSS relevantes.

A qualificação de equipamentos para o espaço é feita através da simulação em ambiente controlado das condições presentes na órbita terrestre e durante as diferentes fases do lançamento. O sistema desenvolvido pelo INEGI permite realizar ensaios sob vácuo na ordem de 10-7 mbar e numa gama de temperaturas entre -150°C e 250°C em ciclos térmicos e de vácuo combinados (thermal cycling / vacuum). Durante os ensaios é possível actuar, operar e monitorizar os elementos em teste, nas condições referidas, e registar dados relativos às condições de ensaio.

O INEGI dispõe ainda de know-how para a realização de outros testes de qualificação para o espaço, nomeadamente nas áreas de Shock Testing e Vibration Testing, estando por isso habilitado para a realização integral de campanhas de testes de qualificação. Os principais equipamentos são: câmara de alto vácuo, banho de circulação termostático, recipiente de azoto líquido auto-pressurizado com sistema de comando e regulação de pressão, sistemas de aquisição de dados e extensometria, equipamentos para testes de vibrações e choque.

INEGI
Universidade do Porto
CONTACTOS E LOCALIZAÇÃO
Linkedin Facebook Youtube Twitter
© INEGI 2011 | Política de Privacidade | Ver mapa do Site